Início Meio Ambiente e Sustentabilidade Dinamarca é um dos países mais afetados pelo aquecimento global, diz pesquisa

Dinamarca é um dos países mais afetados pelo aquecimento global, diz pesquisa

A Dinamarca, um dos países que têm as políticas mais avançadas de combate à emissão de poluentes é, em uma triste ironia, também um dos mais afetados pelo aquecimento global. Nos últimos 30 anos, a temperatura média subiu 1,02ºC no país, número muito superior ao registrado no restante do planeta, onde a alta foi, em média, de 0,43°C.

Os dados aparecem em um levantamento realizado pela emissora dinamarquesa TV2, que se baseou em relatórios dos centros britânicos de pesquisa Climatic Research Unit e Hadley Centre for Climate Prediction and Research. O quadro fica ainda mais dramático quando são comparados os números dos últimos 20 anos: desde 1999, a Dinamarca registrou um aumento de temperatura de 1,2°C; no mundo, a elevação foi de 0,52°C.

LEIA TAMBÉM:
– Seca mais severa em quatro décadas mata 30% das árvores jovens na Dinamarca, mostra estudo
– Para combater mudanças climáticas, a Dinamarca até enterra CO2
– O que Copenhague pode nos ensinar para reduzirmos a emissão de poluentes

O ano passado foi o segundo mais quente já registrado no país, sendo superado apenas por 2010. Segundo o site The Local, 13 dos 20 anos mais quentes do país ocorreram desde 2000.

Entre os escandinavos, Noruega e Suécia também registraram aumentos de temperatura mais de duas vezes superiores à média global. Desde 1860, a elevação das temperaturas na Suécia e na Noruega foi de 1,7°C e 1,3°C, respectivamente. Em Svalbard, um arquipélago norueguês no Oceano Ártico, a temperatura média subiu nada menos que 5,6°C nos últimos 50 anos.

“O fato de a temperatura na Dinamarca ter aumentado em 1,2 graus em apenas 20 anos é preocupante. Isso faz você temer que a mudança climática esteja apenas começando a realmente ser sentida. Então, o que acontecerá nos próximos 20 anos? ”, disse à TV2 o meteorologista Peter Tanev. “Falamos muito sobre as mudanças climáticas como sendo um problema que será sentido por nossos filhos e netos, mas esses dados mostram que a mudança climática está aqui e agora.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -