Início Turismo e Cultura Museu quer que turistas levem design sueco na viagem - de graça

Museu quer que turistas levem design sueco na viagem – de graça

Os kits foram pensados para tornar (ainda) mais agradável a visita ao país; viajantes poderão usar os itens durante uma semana

O Museu de Design Sueco é um espaço virtual que realiza exposições periódicas de algumas das melhores criações do país nas áreas de arquitetura, moda e design. Assim, por ser on-line, ele não tem coleções de itens físicos, ao contrário do que ocorre em museus tradicionais. Mas isso vai mudar a partir de um novo projeto, com o qual o museu apresentará itens bastante palpáveis do design sueco. E mais que isso: ele convidará turistas que estiverem de passagem pela Suécia a levar esses itens com eles durante a viagem – e de graça.

A iniciativa foi apropriadamente batizada de “To Go” (ou “para viagem”). A proposta do museu é que turistas que forem visitar o país retirem uma mochila criada especialmente para o projeto. Nela, haverá itens que, na visão da equipe de curadores, permitirão aos visitantes não apenas admirar o afamado design do país, mas vivenciá-lo no cotidiano.

“O design sueco existe para ser usado. Para experimentá-lo por completo, ver não basta. Você precisa senti-lo, cheirá-lo, tocá-lo e colocá-lo para funcionar”, diz o texto de apresentação da iniciativa. “Enquanto museus tradicionais põem seus objetos de design em pedestais, nós os colocamos em nossas mochilas.”

De escova de banho a almofada para relaxar ao ar livre

O Swedish Design Museum To Go vai oferecer aos turistas quatro coleções de produtos. Cada uma delas foi pensada para quem for viajar para quatro diferentes partes do país, seguindo as características do turismo em cada uma dessas regiões. A coleção “To Go-East”, por exemplo, é para turistas que forem para o leste da Suécia. Estão nesse conjunto, entre outros produtos, uma escova de banho da Iris Hantverk e uma toalha da Noy Road – ambas marcas suecas -, que podem ser usados na reserva natural de Hellasgården. Localizada a apenas 20 minutos de Estocolmo, ela é um conhecido destino dos adeptos da sauna e dos mergulhos em águas geladas.

O “To Go-North”, para viajantes que planejam visitar o norte do país, tem itens como uma almofada da marca Woolpower e um kit para esculpir em madeira criado pela Täljogram. Como a região é mais propícia à observação da aurora boreal, esses artefatos foram escolhidos para a pessoa relaxar ao ar livre enquanto espera o espetáculo de luzes no céu. As mochilas dos quatro destinos foram criadas pela Sandqvist, outra marca sueca parceira do projeto.

Os turistas que quiserem experimentar o design sueco a partir da iniciativa do museu não precisam pagar nada pelo uso do material. Para retirar os kits, basta entrar no site do projeto para fazer uma reserva, com a qual o visitante assume o compromisso de devolver a mochila e seu conteúdo depois de uma semana de uso. Como o projeto vai se estender até setembro, os conjuntos serão utilizados também por outros viajantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...