Início Sociedade Covid-19: Dinamarca quer testar todos os adultos nesta semana

Covid-19: Dinamarca quer testar todos os adultos nesta semana

Em nova etapa do combate à pandemia, país ampliou o alcance dos exames que tem feito para detectar as infecções

Ainda nesta semana, a Dinamarca quer agendar testes de covid-19 em toda a sua população adulta. Com a iniciativa, os dinamarqueses atestam que a reabertura do país, que já começou, não será sinônimo de relaxamento na luta contra a pandemia.

O agendamento será feito pelo site www.coronaprover.dk, e os testes ocorrerão em tendas móveis que começaram a ser instaladas em 16 cidades da Dinamarca já no mês passado. O país também tem feito exames em hospitais e com carros dedicados à tarefa. Os veículos têm sido usados, por exemplo, para levar os testes a casas de repouso de idosos. Assim, essas pessoas não precisam se deslocar, o que poderia expô-las ao vírus.

“Nós reduzimos a taxa de infecção para um nível muito baixo. Para que ela não volte a subir, é fundamental que não haja fontes ocultas de contágio”, disse o ministro da Saúde da Dinamarca, Magnus Heunicke, em comunicado distribuído nesta segunda-feira (18/5). “Qualquer foco da doença já é muita coisa porque um caso pode se transformar em vários.”

Primeiro, os jovens adultos

O mutirão nacional de testes incluirá tanto pessoas com suspeita de terem contraído a covid-19 quanto as que não apresentam qualquer sintoma. Só nesta segunda, o país havia colocado 600 mil testes à disposição de adultos com idades entre 18 e 25 anos. O número corresponde a quase 10% da população total da Dinamarca, que tem 5,8 milhões de habitantes. As datas para as demais faixas etárias serão confirmadas nos próximos dias.

O governo dinamarquês começou a reabertura depois de declarar que a pandemia está “sob controle” no país. Até o momento, há 11,1 mil casos de infecção pela covid-19 na Dinamarca e 548 mortes. A média de 4,9 óbitos para cada 100 infectados está abaixo da marca registrada em todo o mundo, de quase sete mortes para cada 100 casos confirmados de infecção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -