Início Sociedade Coronavírus está "sob controle" na Dinamarca, afirma premiê

Coronavírus está “sob controle” na Dinamarca, afirma premiê

Primeira-ministra Mette Frederiksen afirma que estratégia do país para conter a pandemia deu resultado; medidas incluíram forte isolamento social

Na Dinamarca, o coronavírus já pode ser considerado “sob controle”, afirmou nesta quarta-feira (29/4) a primeira-ministra Mette Frederiksen. Isso não significa que a covid-19 tenha sido erradicada no país. Até que surja uma vacina, o vírus ainda seguirá infectando e matando mais pessoas, mas, segundo as autoridades dinamarquesas, a pandemia já não ameaça o sistema de saúde de colapso.

“A infecção está sob controle, e a estratégia dinamarquesa conseguiu atravessar uma primeira fase difícil”, disse a premiê, em declaração ao Parlamento. Até esta quinta, a covid-19 havia matado 452 no país, em um universo de 9,3 mil casos confirmados da doença. A taxa de letalidade, de 4,8%, está abaixo da média global, de 7,1%. Segundo o boletim mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), no intervalo de 24 horas entre terça e quarta-feira, a Dinamarca registrou apenas 157 novos casos da infecção e sete mortes.

Em outra evidência do controle conquistado pela Dinamarca dinamarquês, o pico de internações nos hospitais e de pessoas em unidades de tratamento intensivo (UTIs) por causa do coronavírus já ficou para trás. Há no momento apenas 263 pessoas pacientes hospitalizados com o coronavírus. O número é metade do registrado em 1º de abril, quando havia 535.

Dados já consideram início de reabertura

A declaração da primeira-ministra e os dados já refletem os primeiros passos de reabertura dados pelo país. Há duas semanas, algumas atividades foram retomadas, entre elas jardins de infância e salões de beleza. Nesta semana, crianças acima de seis anos de idade também voltaram às aulas.

Os avanços foram reforçados quando os dinamarqueses ampliaram a realização de testes para detectar a doença. Desde 1º de abril, os exames têm sido feitos também em pessoas com sintomas leves da infecção. Antes, apenas quem tinha sintomas moderados ou graves da covid-19 era examinado.

Ainda há muitos segmentos da economia dinamarquesa parados por causa da pandemia. O governo deve apresentar na próxima semana um cronograma mais amplo de reabertura. A previsão é que a retomada ocorra a partir de 10 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -