Início Sociedade Coronavírus está "sob controle" na Dinamarca, afirma premiê

Coronavírus está “sob controle” na Dinamarca, afirma premiê

Primeira-ministra Mette Frederiksen afirma que estratégia do país para conter a pandemia deu resultado; medidas incluíram forte isolamento social

Na Dinamarca, o coronavírus já pode ser considerado “sob controle”, afirmou nesta quarta-feira (29/4) a primeira-ministra Mette Frederiksen. Isso não significa que a covid-19 tenha sido erradicada no país. Até que surja uma vacina, o vírus ainda seguirá infectando e matando mais pessoas, mas, segundo as autoridades dinamarquesas, a pandemia já não ameaça o sistema de saúde de colapso.

“A infecção está sob controle, e a estratégia dinamarquesa conseguiu atravessar uma primeira fase difícil”, disse a premiê, em declaração ao Parlamento. Até esta quinta, a covid-19 havia matado 452 no país, em um universo de 9,3 mil casos confirmados da doença. A taxa de letalidade, de 4,8%, está abaixo da média global, de 7,1%. Segundo o boletim mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), no intervalo de 24 horas entre terça e quarta-feira, a Dinamarca registrou apenas 157 novos casos da infecção e sete mortes.

Em outra evidência do controle conquistado pela Dinamarca dinamarquês, o pico de internações nos hospitais e de pessoas em unidades de tratamento intensivo (UTIs) por causa do coronavírus já ficou para trás. Há no momento apenas 263 pessoas pacientes hospitalizados com o coronavírus. O número é metade do registrado em 1º de abril, quando havia 535.

Dados já consideram início de reabertura

A declaração da primeira-ministra e os dados já refletem os primeiros passos de reabertura dados pelo país. Há duas semanas, algumas atividades foram retomadas, entre elas jardins de infância e salões de beleza. Nesta semana, crianças acima de seis anos de idade também voltaram às aulas.

Os avanços foram reforçados quando os dinamarqueses ampliaram a realização de testes para detectar a doença. Desde 1º de abril, os exames têm sido feitos também em pessoas com sintomas leves da infecção. Antes, apenas quem tinha sintomas moderados ou graves da covid-19 era examinado.

Ainda há muitos segmentos da economia dinamarquesa parados por causa da pandemia. O governo deve apresentar na próxima semana um cronograma mais amplo de reabertura. A previsão é que a retomada ocorra a partir de 10 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...