Início Sociedade Coronavírus abala histórica loja de departamentos finlandesa

Coronavírus abala histórica loja de departamentos finlandesa

Por causa da pandemia, a Stockmann, uma das lojas de departamento mais antigas do mundo, entrará com pedido de recuperação judicial

A rede de varejo Stockmann, da Finlândia, informou nesta segunda-feira (6/4) que entrará com pedido de reestruturação corporativa em virtude da crise do coronavírus. A alegação da empresa não poderia ser outra: o declínio “abrupto e significativo” no número de clientes causado pela pandemia.

Com operações também na Rússia, Estônia e Lituânia, a Stockmann é um ícone de seu setor na Finlândia. A empresa abriu suas portas em 1862, o que faz dela uma das lojas de departamentos mais antigas do mundo ainda em operação. A mais antiga, a Le Bon Marché, de Paris, iniciou suas atividades apenas dez anos antes da finlandesa.

Em seu comunicado à imprensa, a varejista declarou ser inviável criar no momento uma resposta que contrabalance os efeitos da pandemia sobre os negócios. Nem mesmo a alta recente – e robusta – nas vendas das lojas físicas e o crescimento da Lindex, sua operação de comércio eletrônico, poderão compensar as perdas causadas pela crise.

Caixa zerado

“O coronavírus e as medidas de isolamento social adotadas para limitar sua disseminação tiveram e continuarão a ter um impacto no número de clientes e no fluxo de caixa da empresa”, disse a varejista. Segundo registro do site Helsinki Times, Lauri Ratia, presidente do conselho de administração da Stockmann, informou que as reservas de caixa da empresa se esgotaram.

A reestruturação corporativa é o equivalente finlandês da brasileira recuperação judicial. Recorrem a esse instrumento empresas que estão com alto endividamento e com fluxo de caixa incapaz de manter os compromissos em dia. Depois de a empresa fazer o pedido, um tribunal decide se ela se encaixa nos critérios exigidos para aprovação da medida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...