Caminhada nórdica: fortalece a coluna e queima 46% mais calorias que caminhadas convencionais

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Modalidade de caminhada que surgiu em 1930 ganha adeptos pelo mundo e promete queima calórica 46% superior à convencional. (Foto: Antonio Grosz via Unsplash)

Em tempos de restrições de mobilidade diante da pandemia de Covid-19, a busca pela prática de exercício para se manter saudável e também garantir o equilíbrio psicológico é fundamental. Diante disso, o ScandinavianWay traz hoje uma dica interessante para prática ao ar livre: a caminhada nórdica, um modelo que oferece exercícios de corpo inteiro e queima mais calorias do que a caminhada normal. Já imaginou queimar 46% mais calorias do simplesmente caminhar? 

Então, além de disposição, os interessados vão precisar de bastões que são utilizados para apoio e que potencializam o movimento corporal. A promessa é de uma caminhada mais rápida, fluida e dinâmica. Os bastões utilizados auxiliam no trabalho dos músculos da parte superior do corpo. 

De acordo com o Nordic Walking UK, atualmente a caminhada nórdica é a “atividade física de crescimento mais rápido no mundo”, com mais de 10 milhões de pessoas praticando a modalidade  durante todo o ano. Apesar da moda, o formato surgiu na década de 1930 na Finlândia, naquela época como forma de treinamento pelos esquiadores fora da época com o território coberto de neve. Desde então ela começou a se popularizar e no final dos ano 1940 já era conhecida em diversas partes do mundo.

Entre os principais benefícios da caminhada nórdica estão: impacto sobre 90% dos músculos do corpo, treinamento cardiovascular, queima calórica 46% maior que em uma caminhada normal, fortalecimento dos ossos sem causar traumas nas articulações. Outro ponto importante é que ela libera a tensão do pescoço e das costas, além de melhorar a postura e a marcha. Também  melhora a  mobilidade da coluna e fortalece os músculos das costas e do abdômen.

Bom, contada a história, separamos aqui algumas dicas para quem quer começar a praticar:

Antes de qualquer tentativa, busque informações no American Nordic Walking Association, British Nordic Walking e Nordic Walking Scotland, onde você poderá ter acesso a técnica correta desta modalidade. 

O principal item são os bastões para caminhada nórdica. Os bastões devem ser leves e oferecer um bom equilíbrio e balanço ao caminhar com eles. Uma luva aberta presa ao cabo do mastro permite que os caminhantes balancem facilmente o mastro como um pêndulo no ritmo de seu avanço.

Ao plantar os postes, o caminhante os inclina para trás e, em seguida, empurra atrás do quadril para dar propulsão para a frente.

A mão se abre e uma tira especial segura o mastro na posição correta para quando o mastro for puxado para a próxima planta.

Além dos bastões, é preciso de um par de tênis de caminhada e meias que evite o suor enquanto caminha. 

 

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