Bicampeã: Finlândia é eleita novamente o país mais feliz do mundo

Os finlandeses ficaram no topo da pesquisa da pela ONU pelo segundo ano seguido; todos os escandinavos apareceram entre os dez primeiros

0
46
país mais feliz do mundo felicidade finlândia gelo brincadeira
Calor humano: a pesquisa anual da ONU considera fatores como apoio social, liberdade e generosidade

A Finlândia manteve neste ano um status invejável: o de país mais feliz do mundo. Os finlandeses apareceram mais uma vez no topo do World Happiness Report, ranking que classifica o índice de felicidade dos países. A nova edição do World Happiness Report, revelada nesta quarta-feira (20/3), reiterou o protagonismo escandinavo quando o assunto é bem-estar da população. Dinamarca, Noruega e Islândia, nessa ordem, completaram as quatro primeiras posições, enquanto a Suécia apareceu em sétimo.

A pesquisa é elaborada todos os anos pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Para compor o relatório, são avaliados fatores como expectativa de vida, apoio social, liberdade, generosidade e nível de corrupção nos governos e na iniciativa privada. O ranking que deu à Finlândia o título de país mais feliz do mundo nos últimos dois anos tem, ao todo, 156 integrantes.

Neste ano, o relatório deu enfoque especial ao tópico “felicidade e a comunidade”, como registra a agência alemã Deutsche Welle. Com isso, foram avaliados, por exemplo, o papel das redes sociais, das normas de conduta e das políticas governamentais na vida das pessoas.

A importância dos laços comunitários

“O mundo está mudando rapidamente”, disse John Helliwell, professor da British Columbia University, no Canadá, um dos coordenadores do relatório. “A maneira como as comunidades interagem umas com as outras, seja nas escolas, nos locais de trabalho, nos bairros ou nas redes sociais, tem efeitos profundos na felicidade do mundo.”

Neste ano, o Brasil caiu quatro posições no ranking, no qual agora aparece em 32° lugar. Entre os latino-americanos, o mais bem-colocado foi a Costa Rica, que ficou na 12ª posição. O Sudão do Sul ocupou a última colocação.

Veja a seguir a lista com os dez primeiros colocados. Em destaque, os escandinavos:

OS PAÍSES MAIS FELIZES DO MUNDO

1 – Finlândia
2 – Dinamarca
3 – Noruega
4 – Islândia

5 – Holanda
6 – Suíça
7 – Suécia
8 – Nova Zelândia
9 – Canadá
10 – Áustria

Fonte: World Happiness Report 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui