Início Sociedade Autor da pintura mais popular da Noruega terá exposição no exterior pela...

Autor da pintura mais popular da Noruega terá exposição no exterior pela primeira vez

O quadro "O Grito", de Edvard Munch, é certamente uma das obras de arte de um artista norueguês mais famosas no mundo. A pintura de uma figura em flagrante pavor tornou-se uma metáfora perfeita traduzir o estado de espírito com as incertezas da vida, com a política global – ou simplesmente para compor incontáveis memes, que tratam de temas tão aleatórios quanto resultados de futebol ou personagens da série Os Simpsons.

Munch pode estar no inconsciente coletivo global, mas é de Harald Sohlberg (1869–1935) o quadro tido como "a pintura nacional da Noruega". Trata-se de "Noite de Inverno nas Montanhas" (em noruguês, conhecido como "Vinternatt i Rondane" ou "Vinternatt i fjellene"), obra que tem diversas versões, criadas com diferentes técnicas. A mais famosa delas, um óleo sobre tela de 1914, está exposta na Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional), em Oslo.

A partir de fevereiro, Sohlberg ganhará sua primeira mostra fora de seu país. Composta por mais de 90 obras, a exposição será montada na Dulwich Picture Gallery, em Londres, e fará parte das comemorações dos 150 anos de nascimento do artista, como registra o jornal The Guardian.

Sohlberg e Edvard Munch foram contemporâneos – e, neste ano, curiosamente, dividirão as atenções dos londrinos simultanemante. Em abril, o British Museum abrirá uma exposição com obras de Munch.

A inédita mostra de Sohlberg fora da Noruega será aberta em 13 de fevereiro e se estenderá até 2 de junho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -