Início Turismo e Cultura Clipe do trio norueguês A-ha supera marca bilionária no Youtube

Clipe do trio norueguês A-ha supera marca bilionária no Youtube

Vídeo de "Take on Me", de 1985, torna-se o quinto lançado no século 20 a ter mais de 1 bilhão de visualizações na plataforma

Já tem mais de três décadas que o trio norueguês de música pop A-ha faz enorme sucesso pelo mundo. Ainda que o auge de sua fama tenha sido entre a segunda metade da década de 80 e a primeira de 90, o grupo acaba de reafirmar sua popularidade com uma marca rara: o clipe de Take on Me, primeiro hit da banda, ultrapassou na última semana a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube.

Take on Me foi o primeiro sucesso de Hunting High and Low, disco lançado em 1985 e que marcou a estreia do grupo. Seu clipe foi inovador na época. Ele alterna cenas de atores reais com ilustrações desenhadas a lápis, trabalho que exigiu do artista Mike Patterson a produção de 3 mil rascunhos. Em 1986, as inovações e a popularidade do vídeo foram reconhecidas no MTV Video Music Awards: o A-ha saiu da premiação com seis troféus. Na lista estavam os de Melhor Vídeo de um Novo Artista, Melhor Direção (para Steve Barron) e Escolha da Audiência.

A banda segue na ativa, e com seus três integrantes originais. Para celebrar a marca bilionária no Youtube, Morten Harket (vocalista), Paul Waaktaar-Savoy (guitarrista) e Magne Furuholmen (tecladista) anunciaram o lançamento de uma série comemorativa para os fãs. O kit tem pôster autografado pelo trio, camiseta com arte nova dos designers que participaram da produção do clipe, um conjunto de rascunhos em A3 e até uma fita VHS com o clipe oficial.

Por dia, 480 mil visualizações

O feito do A-ha é mesmo para poucos: este foi apenas o quinto vídeo musical produzido no século 20 a superar 1 bilhão de visualizações. Antes da banda norueguesa, apenas Guns n’Roses (com os clipes de Sweet Child O’Mine e November Rain), Queen (com Bohemian Rhapsody) e Nirvana (com Smells Like Teen Spirit) haviam alcançado a marca. Desde que entrou no Youtube, em janeiro de 2010, o clipe teve média de 480 mil visualizações por dia, segundo a plataforma.

Formado em 1982, o A-ha interrompeu suas atividades duas vezes nesse período, mas está a plena carga desde seu segundo retorno, em 2015. No momento, a banda está em turnê mundial, com 33 shows marcados até novembro. A despeito de comentários sobre seu retorno ao Brasil em 2020, a agenda do grupo não prevê – ao menos por ora – apresentações no país neste ano. Em contrapartida, o A-ha será, em junho, uma das atrações do Rock in Rio Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...