Início Turismo e Cultura Clipe do trio norueguês A-ha supera marca bilionária no Youtube

Clipe do trio norueguês A-ha supera marca bilionária no Youtube

Vídeo de "Take on Me", de 1985, torna-se o quinto lançado no século 20 a ter mais de 1 bilhão de visualizações na plataforma

Já tem mais de três décadas que o trio norueguês de música pop A-ha faz enorme sucesso pelo mundo. Ainda que o auge de sua fama tenha sido entre a segunda metade da década de 80 e a primeira de 90, o grupo acaba de reafirmar sua popularidade com uma marca rara: o clipe de Take on Me, primeiro hit da banda, ultrapassou na última semana a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube.

Take on Me foi o primeiro sucesso de Hunting High and Low, disco lançado em 1985 e que marcou a estreia do grupo. Seu clipe foi inovador na época. Ele alterna cenas de atores reais com ilustrações desenhadas a lápis, trabalho que exigiu do artista Mike Patterson a produção de 3 mil rascunhos. Em 1986, as inovações e a popularidade do vídeo foram reconhecidas no MTV Video Music Awards: o A-ha saiu da premiação com seis troféus. Na lista estavam os de Melhor Vídeo de um Novo Artista, Melhor Direção (para Steve Barron) e Escolha da Audiência.

A banda segue na ativa, e com seus três integrantes originais. Para celebrar a marca bilionária no Youtube, Morten Harket (vocalista), Paul Waaktaar-Savoy (guitarrista) e Magne Furuholmen (tecladista) anunciaram o lançamento de uma série comemorativa para os fãs. O kit tem pôster autografado pelo trio, camiseta com arte nova dos designers que participaram da produção do clipe, um conjunto de rascunhos em A3 e até uma fita VHS com o clipe oficial.

Por dia, 480 mil visualizações

O feito do A-ha é mesmo para poucos: este foi apenas o quinto vídeo musical produzido no século 20 a superar 1 bilhão de visualizações. Antes da banda norueguesa, apenas Guns n’Roses (com os clipes de Sweet Child O’Mine e November Rain), Queen (com Bohemian Rhapsody) e Nirvana (com Smells Like Teen Spirit) haviam alcançado a marca. Desde que entrou no Youtube, em janeiro de 2010, o clipe teve média de 480 mil visualizações por dia, segundo a plataforma.

Formado em 1982, o A-ha interrompeu suas atividades duas vezes nesse período, mas está a plena carga desde seu segundo retorno, em 2015. No momento, a banda está em turnê mundial, com 33 shows marcados até novembro. A despeito de comentários sobre seu retorno ao Brasil em 2020, a agenda do grupo não prevê – ao menos por ora – apresentações no país neste ano. Em contrapartida, o A-ha será, em junho, uma das atrações do Rock in Rio Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -